Projeto “Madre Total” vence prêmio nacional de gestão do Sebrae

Foram premiados 12 prefeitos que executaram os melhores projetos de incentivo aos pequenos negócios

O prefeito Jeferson Andrade, do município de Madre de Deus, na Bahia, foi premiado na noite de terça-feira,  em Brasília. O gestor venceu a 9ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na categoria Inovação e Sustentabilidade, pelo projeto Madre Total, que busca a construção de uma plataforma de Gestão Compartilhada, nos pilares da ciência, tecnologia e inovação.

Jeferson Andrade, de Madre de Deus, venceu na categoria Inovação e Sustentabilidade
Jeferson Andrade, de Madre de Deus, venceu na categoria Inovação e Sustentabilidade (Fotos: Divulgação)

No total, foram premiados 12 prefeitos que executaram em seus municípios os melhores projetos de incentivo aos pequenos negócios nos anos de 2015 e 2016. O objetivo da premiação é incluir o empreendedorismo definitivamente na agenda da gestão municipal, a exemplo da saúde, educação, segurança e infraestrutura.

Entre as principais iniciativas do projeto baiano vencedor estão: 1) Instalação de uma Infovia Municipal, disponibilizando, inclusive, internet gratuita à população; 2) Construção da Unidade de Gestão Integrada; 3) projeto associativo “Madre Mais Segura”, implantando um sistema de videomonitoramento em toda cidade e investimentos em novos equipamentos e infraestrutura de segurança; 4) projeto associativo “Acelera Madre”, executando atividades de qualificação das vocações econômicas da cidade para, posteriormente, consolidar investimentos em melhorias estruturais de aparelhos urbanos; 5) projeto associativo “Madre Card”, aplicando na cidade o conceito de economia solidária e criativa com o desenvolvimento da moeda social eletrônica de Madre de Deus; e 6) projeto associativo “Madre Cidade Criativa”, investimento em projetos culturais e esportivos.

Antes mesmo de vencer o Prêmio, o projeto já tinha alcançado resultados como a diminuição o índice de homicídio, a integração de todos os estabelecimentos municipais, o sistema de telefonia passou a ser por ramais, economizando R$ 120 mil por ano, a qualificação dos empresários locais e a captação de uma empresa de grande porte, no ramo da indústria de telesserviços, o que abriu uma nova vocação econômica na cidade e gerou 1,6 mil empregos diretos, além de promover um aumento na circulação de moedas no comércio local, de aproximadamente R$ 20 milhões.

O prêmio – A edição deste ano do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor superou as expectativas e a meta de inscrições, que era de 1,5 mil projetos – as unidades do Sebrae nos estados receberam mais de 1,8 mil inscrições. Desse total, saíram 148 vencedores estaduais para disputar a premiação nacional.

O objetivo da premiação é incluir o empreendedorismo definitivamente na agenda da gestão municipal, a exemplo da saúde, educação, segurança e infraestrutura. “A parceria com as prefeituras é fundamental para que o Sebrae tenha sucesso nessa missão. É um estímulo para as prefeituras usarem o empreendedorismo como ferramenta de desenvolvimento local e do país”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

18 − seis =