Capa > Tecnologia > Golpe via WhatsApp explora a paixão do brasileiro por Neymar
O golpe, que promete ao usuário a possibilidade de escolher o clube em que gostaria de ver o jogador Neymar atuar e, a partir disso, ter acesso a um plano de fundo personalizado no WhatsApp,  já afetou mais de 10 mil pessoas nas últimas 2 semanas
O golpe, que promete ao usuário a possibilidade de escolher o clube em que gostaria de ver o jogador Neymar atuar e, a partir disso, ter acesso a um plano de fundo personalizado no WhatsApp, já afetou mais de 10 mil pessoas nas últimas 2 semanas

Golpe via WhatsApp explora a paixão do brasileiro por Neymar

Golpe Neymar 1Os fãs do jogador de futebol Neymar Jr. devem ficar atentos: para enganar usuários de smartphones, hackers desenvolveram um novo golpe cibernético que promete personalizar o plano de fundo WhatsApp com imagens do craque brasileiro. De acordo com a PSafe, empresa desenvolvedora do aplicativo DFNDR, o golpe já afetou mais de 10 mil pessoas nas últimas 2 semanas.

A armadilha promete ao usuário a possibilidade de escolher o clube em que gostaria de ver o jogador Neymar atuar e, a partir disso, ter acesso a um plano de fundo personalizado. Ela vem sendo disseminada via WhatsApp, por meio do recebimento de mensagens de contatos conhecidos, ou de algum grupo no aplicativo, convidando o usuário a clicar no anúncio.

Em seguida, para poder aplicar o plano de fundo desejado, a vítima é induzida a baixar um aplicativo chamado “Camisa 10”, compartilhar o suposto serviço para oito grupos ou quinze amigos via WhatsApp e a preencher seus dados em serviço de SMS pago, que podem causar prejuízos financeiros.

“O uso da imagem do jogador Neymar, que possui milhões de fãs em todo o Brasil, bem como a iniciativa de solicitar o compartilhamento do link do falso serviço pelo app de mensagens instantâneas, visa aumentar a velocidade de disseminação do golpe e, consequentemente, atrair um grande número de vítimas. É preciso ficar atento ao receber este tipo de conteúdo suspeito de amigos e grupos do qual faz parte no WhatsApp”, comenta Emilio Simoni, gerente de segurança da PSafe.

Outra recomendação importante para os usuários de smartphone é contar sempre com um antivírus com a função ‘antiphishing’ instalada, que checa os links e endereços de websites para averiguar se eles são maliciosos ou não. O aplicativo DFNDR, por exemplo, bloqueia cerca de 1 milhão de tentativas de ataques phishing por dia no mundo.

Leia Também

O aplicativo é usado por 91% dos internautas (Foto: Reprodução)

WhatsApp é o app de rede social mais usado pelos brasileiros

O aplicativo de mensagens WhatsApp é o app mais usado pelos internautas brasileiros. Pesquisa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − 4 =