Para receber o Polo, que será lançado no último trimestre de 2017, e o Virtus, sedã programado para o primeiro trimestre de 2018, ambos desenvolvidos com a Estratégia Modular MQB, a Volkswagen está investindo no desenvolvimento dos produtos e na modernização da fábrica Anchieta, para o novo sistema de produção, mais de R$ 2,6 bilhões. Parte do cronograma de investimentos da empresa no Brasil, até 2020, de R$ 7 bilhões, o aporte de R$ 2,6 bilhões contempla o desenvolvimento, a modernização da manufatura, testes de certificação e validação do produto, desenvolvimento local de peças, qualificação de pessoal, além de ações para o lançamento dos modelos no Brasil.
A notícia foi divulgada hoje (14/8) em evento realizado na unidade de São Bernardo do Campo (SP), com a participação de autoridades – o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; o Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira; o Prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando; o Cônsul da Alemanha em São Paulo, Axel Zeidler, entre outros –, além de empregados, jornalistas, fãs da marca, concessionários e fornecedores.
“A Volkswagen do Brasil está investindo R$ 2,6 bilhões para o desenvolvimento e a fabricação do Novo Polo e do Virtus no Brasil. A chegada dessas novidades, em linha com o que há de melhor no mundo e atendendo as necessidades dos consumidores da América do Sul, faz parte da construção de uma nova Volkswagen. E essa evolução já está ocorrendo! 2017 marcará a virada de página da Volkswagen do Brasil! A Volkswagen está se reinventando com diversas ações que construirão esta nova marca, com uma nova mentalidade, com muito mais energia e ainda mais alinhada com as expectativas dos nossos clientes”, diz David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul (SAM).
A Volkswagen do Brasil está se preparando para a maior ofensiva de produtos em sua história e trabalha no sentido de ser mais rápida, mais enxuta e mais eficiente. Essa semana as linhas de montagem da fábrica Anchieta iniciaram a produção do Novo Polo. O modelo chega para atender a um cliente que busca muito mais que mobilidade e quer também design, inovação, alta performance e segurança, pontos os quais o modelo terá diferenciais premium em sua categoria.
Desenvolvimento dos produtos e modernização da fábrica Anchieta
Os investimentos contemplam as adaptações realizadas no modelo para as normas e os combustíveis locais, além das condições de ruas e estradas brasileiras. Um exemplo é que o Novo Polo brasileiro contará com uma suspensão 20 mm mais alta que o modelo europeu, proporcionando maior vão livre em relação ao solo. O acerto de suspensão foi feito para as condições brasileiras, trazendo mais conforto e segurança. O modelo fabricado na Anchieta também contará com design frontal exclusivo, que é resultado de clínicas realizadas com clientes brasileiros.
Para a produção do Novo Polo, também são utilizados aços de alta resistência, de ultra alta resistência e aços formados a quente, além de uma família de motores com bloco em alumínio, que proporcionam alta rigidez torcional, menor peso do veículo e, consequentemente, menor consumo de combustível.