A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) recebeu um aporte financeiro do governo federal de R$ 60,5 milhões para a ampliação do quebra-mar do Porto de Salvador. “Este recurso garantea execução das obras de prolongamento, em mais 405 metros, na direção norte (sentido Feira de São Joaquim)”, informou o presidente da Companhia, Pedro Dantas.
A ampliação está inserida no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC e o valor total do contrato, assinado com o Consórcio Equipav-Ivaí, vencedor da concorrência pública, é de R$ 98,9 milhões. Dentro do projeto estão previstos também a execução da dragagem de sedimentos, para nivelamento do fundo com cota de 15 metros, colocação do enrocamento (que terá 474 mil toneladas de blocos de rocha), muro de coroamento, demolição da base do farolete Norte, sinalização/balizamento náutico e finalização da recuperação na estrutura atual do quebra-mar.
A Codeba, em atendimento a uma sugestão do Sindicato dos Práticos do Estado da Bahia (Sindiprat), irá inserir uma angulação de 45 graus, no sentido anti-horário, no prolongamento do quebra-mar de forma a dar acesso seguro à bacia de evolução interna e tornar possível o giro dos navios entre o quebra-mar e o cais, minimizando o risco de acidentes.
Atualmente, as instalações de acostagem do Porto de Salvador são protegidas por duas estruturas de abrigo, sendo na parte sul por um molhe com 920 metros de extensão e, na parte norte, um quebra-mar com 1.110 metros de extensão, “equipamentos que são insuficientes para atender a demanda registrada no momento o que se revela um fator impeditivo para o crescimento da produtividade do Porto”, ressalta Pedro Dantas. E explicou: “o prolongamento do quebra-mar permitirá que as embarcações fiquem abrigadas das ondas e correntes marítimas”, completou.
Segundo o presidente da Codeba, a partir de agora o empreendimento, já licenciado pelo Ibama, ganha um ritmo acelerado para que seja concluído este ano. ”Neste domingo (dia 15) chegam as dragas e já estamos concluindo a batimetria, a estocagem de pedras e o canteiro industrial, que contempla a construção do cais para receber as dragas e as grandes embarcações que irão transportar as pedras ou blocos de rochas que pesam de 100 quilos a três toneladas”.
Pedro Dantas destaca que a Codeba está empenhada em cumprir todas as condicionantes ambientais estabelecidas pelo Ibama, bem como aquelas demandadas pelo Iphan, referentes aos aspectos arqueológicos subaquáticos e de impacto cultural. O Senai foi contratado para apoiar a equipe do Núcleo de Gestão Ambiental da Companhia, na realização dos monitoramentos e demais ações previstas na licença ambiental, que devem ocorrer antes, durante e após a dragagem da obra.
Mudanças significativas
“As obras de ampliação do quebra-mar no Porto de Salvador são de extrema importância, uma vez que determinam mudanças significativas para a logística portuária baiana, ao permitir a ampliação do cais de atracação e, consequentemente, o aumentoda capacidade de movimentação de cargas de importação e exportação”, dissePedro Dantas.“Cabe ressaltar também que a obra do quebra-mar é fundamental para o projeto de ampliação do terminal de contêineres. O futuro cais será construído pela iniciativa privada, com 543 metros de extensão e 24 metros de largura, a partir da extremidade do Cais de Água de Meninos”, disse Dantas
O engenheiro do Consórcio Equipav-Ivaí, João Antônio Saramago, concorda que o prolongamento do quebra-mar no Porto de Salvador irá permitir integralmente a ampliação do cais o que vai aumentar a capacidade de movimentação de carga e impactar na economia do Estado. Na opinião do diretor-executivo do Tecon Salvador, Demir Lourenço, com a expansão do Cais de Água de Meninos, a Bahia estará apta a atender às novas demandas do mercado, permitindo manter o Porto de Salvador entre as principais rotas mundiais. “O fácil acesso ao Porto soma-se à infraestrutura e aos equipamentos de alta performance do terminal, que se tornarão ainda mais eficientes após concluída a ampliação”, destacou.