Capa > Economia Baiana > Bahia é estado favorito dos paulistanos que viajam a lazer
A pesquisa indicou que a Bahia, ao lado do Rio de Janeiro, desponta como o estado brasileiro de destino turístico preferido da maior parte dos 827 paulistanos consultados pelo DataFolha  (Foto: Carol Garcia/GOVBA)
A pesquisa indicou que a Bahia, ao lado do Rio de Janeiro, desponta como o estado brasileiro de destino turístico preferido da maior parte dos 827 paulistanos consultados pelo DataFolha (Foto: Carol Garcia/GOVBA)

Bahia é estado favorito dos paulistanos que viajam a lazer

A magia de suas crenças, o encanto do seu povo, a riqueza histórica e artística do seu patrimônio e a diversidade de sua costa marítima fazem da Bahia o destino turístico favorito dos paulistanos das classes A e B, segundo pesquisa realizada pelo Instituto DataFolha para a revista Viaja São Paulo, pertencente ao Grupo Folha, e publicada neste mês de setembro.

A pesquisa indicou que a Bahia, ao lado do Rio de Janeiro, desponta como o estado brasileiro de destino turístico preferido da maior parte dos 827 paulistanos consultados pelo DataFolha, com 12% e 14%, respectivamente. Entre os jovens solteiros, segundo o levantamento, a preferência recai sobre a cidade de Porto Seguro (com 7%), no sul da Bahia, onde se encontram belas praias, agito constante e gente bonita. Além de Porto Seguro, outra preferida dos paulistanos solteiros é o Rio de Janeiro, que marcou apenas um ponto a mais que a cidade baiana.

Entre os aeroportos nordestinos favoritos dos paulistanos, o de Salvador só perde para o de Recife, e assim mesmo por apenas um ponto percentual. De acordo com a pesquisa, 10% dos paulistanos escolheram o Aeroporto Luis Eduardo Magalhães como o segundo melhor do Nordeste. E os motivos, de acordo com a pesquisa, pode estar no túnel de bambuzais que se forma na entrada do aeroporto, na tranquilidade no embarque e desembarque, e, surpreendendo os paulistanos, segundo a revista Viaja Folha, o mix de lojas que oferecem artigos e artesanato da cultura local.

Destaque – Outro destaque do aeroporto de Salvador, para os visitantes, é o tabuleiro da baiana do Acarajé. O comparativo dos três aeroportos nordestinos apontados como os favoritos na pesquisa – Recife, Salvador e Fortaleza – coloca o aeroporto baiano na frente dos demais em todos os quesitos relacionados pela revista paulista – número de passageiros que passaram pelo equipamento de janeiro a julho deste ano; número de lojas; extensão da pista principal (empata com o de Recife) e dimensão do terminal de passageiros.

O levantamento do DataFolha, que consultou paulistanos que viajaram nos últimos 12 meses para outros estados do País, só fez confirmar o que já se sabia. A Bahia é o destino turístico preferido dos brasileiros e, especialmente, dos paulistanos, que encontram no estado um conjunto de atrativos, a começar pela capital baiana.

Leia Também

A Chapada é uma das regiões da Bahia mais procuradas pelos turistas (Foto: Ascom/Setur)

Ocupação hoteleira ultrapassa 80% em zonas turísticas da Bahia

As pousadas e hotéis situados em zonas turísticas da Bahia terão ocupação acima de 80% …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − um =