Capa > Economia Baiana > Região Metropolitana de Salvador já tem 487 mil desempregados
Houve um acréscimo de 1,1 milhão de pessoas no número de desempregados em apenas três meses
Houve um acréscimo de 1,1 milhão de pessoas no número de desempregados em apenas três meses

Região Metropolitana de Salvador já tem 487 mil desempregados

A Região Metropolitana de Salvador (RMS) fechou o mês de julho com 487 mil desempregados – 22 mil a mais em relação a junho. Os números são da Pesquisa de Emprego e Desemprego, divulgada agora há pouco pela SEI, Dieese, Setre e Seade. De acordo com o levantamento, a taxa de desemprego total da RMS cresceu de 24,8%, em junho, para 25,7% da População Economicamente Ativa (PEA) no mês passado. É o maior índice do país.

No mês de julho, o contingente de ocupados foi estimado em 1,406 milhão de pessoas. Segundo os setores de atividade econômica analisados, houve acréscimo na indústria de transformação (4 mil postos ou 3,8%), no comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (6 mil ou 2,2%) e, em menor medida, na construção (1 mil ou 0,9%) e redução nos serviços (-16 mil postos de trabalho ou -1,8%).

O contingente de trabalhadores assalariados diminuiu (-20 mil pessoas ou -2,1%), resultado do decréscimo da ocupação no setor privado (-22 mil ou -2,7%) e do pequeno aumento no setor público (1 mil ou 0,8%). No setor privado, diminuiu o número de postos com carteira de trabalho assinada (-19 mil ou -2,6%) e sem carteira assinada (-3 mil ou -3,0%). Houve aumento no contingente de trabalhadores autônomos (14 mil ou 5,5%) e no agregado outras posições ocupacionais, que inclui empregadores, trabalhadores familiares e donos de negócio familiar, entre outros (10 mil ou 12,8%). O número de empregados domésticos declinou (-7 mil ou -5,9%)

Share

Leia Também

As despesas com alimentos e bebidas tiveram uma alta de 0,36% em outubro

Inflação na RMS acelera em outubro e fica em 0,46%

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medida oficial da inflação do país, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 13 =

Share