Capa > Atualidade > Governo autoriza curso de Medicina para o oeste
Faculdade São Francisco de Barreiras (Fasb) abrirá   no próximo semestre a sua primeira turma com 80 vagas
Faculdade São Francisco de Barreiras (Fasb) abrirá no próximo semestre a sua primeira turma com 80 vagas

Governo autoriza curso de Medicina para o oeste

O Ministério da Educação (MEC) autorizou a implantação de mais um curso de Medicina no oeste da Bahia. Depois de 11 anos de trâmite, a Faculdade São Francisco de Barreiras (Fasb) abrirá no próximo semestre a sua primeira turma com 80 vagas. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (18), no Diário Oficial da União, sob a portaria 384 de 17 de agosto de 2016.

“Trabalhamos muito durante este período com a perspectiva da autorização. Foram realizados investimentos em laboratórios e equipamentos específicos para o curso de Medicina. Estamos preparados para receber e formar os futuros médicos da região”, afirma o presidente da Fasb, Tadeu Bergamo.

Para o diretor-presidente, a mudança da conjuntura política econômica do Brasil foi essencial para que o MEC autorizasse o curso de Medicina em Barreiras. “Nossa região só terá a ganhar. Depois de seis anos de implantação, serão até 480 acadêmicos que se tornarão médicos graduados e poderão vir a atender a demanda do oeste da Bahia e de estados vizinhos como Piauí, Tocantins e Goiás. Será também mais um gerador de emprego e renda para a economia local”, afirma.

Nesta reta final para autorização do curso, Tadeu Bergamo reforça o apoio do presidente interino Michel Temer, que há quatro anos se dedica a apoiar a criação do curso no oeste da Bahia; do deputado federal Lúcio Vieira Lima e de seu irmão, o Ministro Geddel Vieira Lima; e dos candidatos a prefeito e vice em Barreiras, Zito Barbosa e Karlúcia Macedo, incansáveis no apoio nestes últimos quatro anos.

“Não podemos esquecer os esforços de Jusmari Oliveira, que se empenhou durante o seu mandato de deputada federal, e do ex-prefeito de Barreiras, Saulo Pedrosa, que na época da solicitação e vinda da primeira comissão de avaliação foi participativo e incentivador da ideia de Barreiras vir a ter um curso de Medicina”, ressalta.

Sobre a Fasb – Com 17 anos de atuação, a Fasbvem confirmando o seu posto de maior instituição de ensino superior privado do oeste da Bahia. Com treze cursos de nível superior em funcionamento – Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão da Tecnologia da Informação, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Produção Audiovisual e Psicologia – a instituição é reconhecida pela qualidade de ensino e pela política pedagógica voltada para a “sustentabilidade coletiva”, visando o crescimento econômico e social de toda a região.

Seus cursos são anualmente listados na publicação Guia do Estudante, da Editora Abril, e já atingiu a marca de 4 mil graduados. Até o momento, em 2016, foram novos 165 profissionais formados. Destaque para os bacharéis em Direito da instituição, que comemoraram o percentual de 61,74% de aprovação do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) diante dos resultados divulgados no início do ano.

Share

Leia Também

Sessão plenária da Câmara aprova criação de três novas universidades federais (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Plenário da Câmara aprova criação de 3 universidades federais

O plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira (19) três projetos de lei que criam as …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + treze =

Share