Você sabe a diferença entre os tipos de gasolina: comum, aditivada e premium? E o que diferencia o etanol do diesel? Conhecer os diferentes combustíveis é fundamental para abastecer corretamente e assim fazer com que o motor alcance o desempenho esperado. Segundo Adelmo Marques, sócio diretor da Larco Petróleo, uma das maiores distribuidoras de combustíveis do país, “muitos consumidores levam em consideração apenas o valor, mas é importante entender o que se espera do veículo antes de escolher o combustível”.
O especialista explica que o etanol é mais barato, entretanto tem um rendimento menor, especialmente em carros bio combustíveis, e traz menos potência ao veículo se comparado à gasolina. “O etanol não tem a mesma energia da gasolina e precisa ser usado em maior quantidade para gerar potência semelhante. Quem espera um rendimento maior do veículo deve optar pela gasolina” explica Marques.
Principais diferenças – De acordo com Adelmo Marques, a principal diferencia entre os combustíveis é a natureza de cada um deles: a gasolina e o diesel têm origem fóssil e são frações do petróleo destilado em diferentes temperaturas; já o etanol, que é o tipo de álcool utilizado em carros, tem origem vegetal e é resultado do processo de destilação da cana.
Outro ponto destacado por Marques são as aplicações: “o etanol e a gasolina são recomendados para veículos leves, como motos e carros, enquanto o diesel só é permitido para veículos pesados, como ônibus, caminhões e tratores.
Sobre os tipos de gasolina, o diretor da Larco Petróleo explica que a comum não possui nenhum tipo de aditivo, enquanto a aditivada, como o próprio nome diz, é composta por aditivos químicos que ajudam na limpeza do motor, como detergentes e dispersantes. Já a Premium também possui aditivos que ajudam na conservação do motor, mas tem como grande diferencial a octanagem, que é a medida de resistência da gasolina à queima espontânea que ocorre dentro da câmara de combustão.
“A comum e aditivada têm 87 octanas, enquanto a Premium tem 91. Com maior octanagem os motores conseguem funcionar com maiores taxas de compressão, adquirindo assim melhor eficiência, mas isso é só é perceptível nos veículos mais potentes”, complementa Adelmo Marques.