Capa > Economia Brasileira > Cade quer condenação da Petrobras por ação anticompetitiva
Cade informou que conclui que a conduta da estatal teve o potencial de favorecer distribuidoras próprias
Cade informou que conclui que a conduta da estatal teve o potencial de favorecer distribuidoras próprias

Cade quer condenação da Petrobras por ação anticompetitiva

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) finalizou a investigação em processo administrativo para apurar potencial conduta anticompetitiva no fornecimento de gás por parte da Petrobras e recomendou a condenação da estatal.

Em despacho publicado (8) no Diário Oficial da União, o Cade informou que conclui que a conduta da estatal teve o potencial de favorecer distribuidoras próprias em detrimento da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás).

Segundo denúncia encaminhada ao Cade pela Comgás, a atuação discriminatória da Petrobras teria começado em 2011, quando a estatal pôs em prática um programa de desconto nos preços do gás natural, encerrado em 2015. A Comgás opera nas cidades de São Paulo, Santos, Campinas e região.

Após consultas ao mercado e às agências reguladoras, a superintendência-geral entendeu que ficou configurada a conduta discriminatória anticompetitiva. A superintendência verificou, ainda, que a prática pode ter ocasionado danos à concorrência decorrentes do possível aumento da tarifa de gás na região atendida pela Comgás e da consequente atração de indústrias para áreas artificialmente favorecidas, distorcendo a alocação de parques industriais.

Com a conclusão da investigação, o caso segue para o Tribunal do Cade, onde será distribuído a um conselheiro relator e julgado pelo plenário do órgão, responsável pela decisão final.

Share

Leia Também

As variações de preço fazem parte do modelo de reajustes frequentes praticados pela Petrobras

Gasolina comercializada nas refinarias terá redução de preço

O preço da gasolina comercializada nas refinarias terá uma redução de 0,1% nesta quarta-feira (3), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 4 =

Share