Capa > Economia Baiana > Serviços turísticos passam por avaliação no aeroporto
Já no desembarque de passageiros, técnicos da Secretaria de Turismo do Estado  atuam na abordagem aos turistas e conscientização quanto à contratação de serviços  (Foto: Tatiana Azeviche)
Já no desembarque de passageiros, técnicos da Secretaria de Turismo do Estado atuam na abordagem aos turistas e conscientização quanto à contratação de serviços (Foto: Tatiana Azeviche)

Serviços turísticos passam por avaliação no aeroporto

Estímulo à qualidade dos serviços turísticos é o foco da ação de fiscalização preventiva realizada pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur), no aeroporto de Salvador. Agências de viagens e receptivo, além de transportadoras turísticas, estão sendo avaliadas pelos técnicos da Setur, em atenção especial ao período da chegada de passageiros para a Olimpíada.

“Nossa meta é estimular a regularização das empresas prestadoras de serviços, primando também pela segurança e satisfação dos nossos visitantes”, explica a diretora de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos da Setur, Giulliana Brito. Para serem consideradas regulares, as empresas devem ter registro atualizado no Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), vinculado ao Ministério do Turismo.

No caso das agências, a observação é quanto à exposição do certificado do Cadastur e validade do documento. Os carros utilizados para o translado dos visitantes têm verificados a declaração do registro do veículo no Cadastur e o adesivo original, que o identifica como transporte turístico. Eles precisam ser de propriedade ou fretados por agências e transportadoras também registradas no Cadastur.

Para a coordenadora de receptivo da agência Bahia Litoral Norte, Marla Fontana, a boa oferta dos serviços é importante para a experiência do turista na Bahia. “Não podemos manchar a imagem do nosso destino, por isso devemos prestar bons serviços”, comentou.

Já no desembarque de passageiros, técnicos da secretaria atuam na abordagem aos turistas e conscientização quanto à contratação de serviços junto a empresas em situação regular, com a distribuição de cartilhas elaboradas pelo Ministério do Turismo.

A operação contempla também guias de turismo, que têm a atuação liberada com o uso da credencial do Cadastur, e conta com a parceria da Polícia Militar, por meio do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (Beptur), e da Superintendência de Trânsito de Salvador.

Na Bahia, novos cadastros e a atualização de dados no Cadastur são realizados na sede da Secretaria de Turismo do Estado, na Avenida Tancredo Neves, nº 776, em Salvador.

Atuação na capital e o interior – Além da capital, outros municípios turísticos têm recebido ações de qualificação dos serviços, com a realização da fiscalização preventiva também em hotéis e pousadas. Este ano, 203 meios de hospedagem já foram vistoriados e mais da metade tiveram qualidade reconhecida com certificado de conceitos bom ou excelente.

A intensificação das ações em Salvador, visando a Olimpíada, teve início em abril. Desde então, 106 meios de hospedagem já passaram pelo controle de qualidade da Setur.

Share

Leia Também

Foto: Rosilda Cruz / Bahiatursa

Maquete da Bahia faz sucesso na Fenagro

Não são somente os animais e produtos agrícolas que chamam a atenção na Fenagro 2016, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − dezesseis =

Share