Capa > Economia Brasileira > Produção de petróleo e gás da Petrobras é recorde em junho
Petrobras registrou em junho produção média de 2,9 milhões de barris de óleo por dia
Petrobras registrou em junho produção média de 2,9 milhões de barris de óleo por dia

Produção de petróleo e gás da Petrobras é recorde em junho

A Petrobras fechou o mês de junho com uma produção média de 2,9 milhões de barris de óleo equivalente por dia (petróleo e gás natural), novo recorde médio mensal. O recorde anterior havia sido alcançado em agosto de 2015 quando a produção média diária de petróleo e gás natural foi de 2,88 milhões de óleo equivalente.

Segundo dados divulgados hoje (9) pela Petrobras, a produção de junho último supera em 2% os 2,83 milhões de óleo equivalente/dia relativos à produção de maio deste ano. Dos 2,83 milhões relativos à produção de junho, 2,7 milhões de óleo foram produzidos nos campos do país e outros 200 mil nos campos da estatal no exterior.

Os dados indicam que a produção total de 2,7 milhões de petróleo e gás natural nos campos do Brasil também representa um novo recorde mensal, ultrapassando o recorde anterior de 2,69 milhões de barris diários, ocorrido em agosto do ano passado.

Números – A produção média de petróleo em junho foi de 2,3 milhões de barris por dia, resultado 2% acima do volume produzido no mês anterior, de 2,24 milhões barris/dia. Desse total, 2,20 milhões barris/diários foram produzidos no Brasil e 100 mil no exterior. A Petrobras ressalta, ainda, o fato de que o volume de petróleo produzido em junho no Brasil é a terceira maior média mensal de produção já registrada pela companhia.

Já a produção de gás natural no país, excluído o volume liquefeito, foi de 78,8 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia), resultado 3% acima do mês anterior (76,4 milhões m³/dia). Nos campos do exterior, a produção média de gás natural foi de 17,2 milhões m³/dia, resultado, no entanto, 4% abaixo dos 17,9 milhões m³/dia alcançados no mês anterior.

A estatal atribui o crescimento da produção principalmente à entrada de novos poços conectados às plataformas Fpsos Cidade de Maricá e Cidade de Itaguaí, no campo de Lula, nas áreas de Lula Alto e Iracema, respectivamente.

Pré-Sal – As informações da Petrobras indicam, ainda, que também produção de petróleo e gás natural nos campos da área do pré-sal encerrou junho com extração recorde, ao aumentar em 8% a produção média diária do mês em relação a maio, com um volume de 1,24 milhões de óleo equivalente por dia.

A produção de petróleo operada pela Petrobras (parcela própria e dos parceiros) em junho, nos campos do pré-sal, também significa um novo recorde mensal, atingindo a média de 999 mil barris de óleo por dia, um aumento também de 8% em relação ao mês. Foi obtido, também em junho, o maior volume de petróleo extraído em um único dia: 1.087.000 barris, total produzido no último dia 30.

Share

Leia Também

De acordo com os dados, a produção total de petróleo e gás natural nos campos nacionais (petróleo equivalente) em outubro foi de aproximadamente 3,348 milhões de barris  (Foto: AG. Petrobras)

Produção de petróleo cai em outubro, mas de gás natural sobe

O país fechou o mês de outubro deste ano produzindo mais gás natural e menos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 15 =

Share