Capa > Economia Baiana > Astramab passa a integrar a Câmara Empresarial do Turismo
Avani Duran entrega  o certificado de membro Câmara Empresarial de Turismo ao presidente da Astramab
Avani Duran entrega o certificado de membro Câmara Empresarial de Turismo ao presidente da Astramab

Astramab passa a integrar a Câmara Empresarial do Turismo

A Astramab (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia) passou a integrar a Câmara Empresarial do Turismo (CET) da Fecomércio-BA. A indicação da entidade foi feita pela coordenadora da CET, Avani Duran, com base na importância dos serviços englobados pela Astramab no setor de transporte marítimo e seu trabalho voltado para o aprimoramento das travessias Salvador-Mar Grande e Morro de São Paulo e das escunas de turismo que operam na Baía de Todos os Santos. A solenidade realizada na Casa do Comércio reuniu os secretários de Turismo da Bahia, Nelson Pelegrino, e de Salvador, Érico Mendonça, diretores da Fecomércio e do trade turístico do Estado.

Ao entregar o certificado de membro Câmara Empresarial de Turismo ao presidente da Astramab, Jacinto Chagas, Avani Duran destacou o trabalho desenvolvido pela entidade que congrega os operadores de transporte marítimo, ressaltando que a atividade de turismo, além dos usuários habituais das travessias, se fortalece com essas ações.

“São 15 mil passageiros que os operadores associados da Astramab movimentam por dia, número significativo para o sistema de transporte como um todo e para o turismo. Acompanhamos nos últimos anos o trabalho que vem sendo feito pela entidade junto ao governo do Estado e das prefeituras envolvidas com as operações das travessias, visando, por exemplo, a melhoria dos terminais que recebem turistas o ano inteiro”, ressaltou Avani Duran.

Regulamentação do Setor – Jacinto Chagas, presidente da Astramab, agradeceu a iniciativa de Avani Duran e da Fecomércio-BA em integrar a Astramab como membro da Câmara Empresarial do Turismo, o que, segundo ele, é o reconhecimento à representatividade da entidade que reúne os transportadores marítimos. Ele informou que a Astramab foi criada em 2010 em um momento em que o transporte marítimo de passageiros exigia organização dos operadores visando a regulamentação do setor.

“Até 2010, as travessias de Mar Grande e Morro de São Paulo eram tidas como ”clandestinas”, apesar de existirem há mais de 50 anos e há mais de 10 anos, respectivamente. O quadro para os operadores não era favorável e nos unimos em um trabalho voltado para a regulamentação do setor, o que ocorreu em 2011 com a licitação das travessias decretada pelo Governo do Estado. Hoje somos regulados pelo Estado e fiscalizados pela Agerba. As nossas travessias conquistaram mais usuários e os operadores investiram em novas embarcações, todas com capacidade maior”, explicou Jacinto Chagas.

Navios de Cruzeiro em Morro de São Paulo – O presidente da Astramab ressaltou ainda que o trabalho dos operadores continua, destacando como fundamental a necessidade de se oferecer aos usuários e turista mais comodidade e conforto nos terminais das travessias.

“É importante que sejam feitos investimentos no Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, para que a travessia de Mar Grande não seja obrigada a fazer paradas sempre em períodos de maré baixa, em prejuízo dos operadores e dos usuários. O Terminal de Morro de São Paulo, que movimenta milhares de turistas o ano inteiro, precisa de serviços, de ter sua estrutura ampliada e de ações voltadas para a melhoria operacional das embarcações. Num momento em que se anuncia e se planeja o fundeio de navios de cruzeiro em Morro de São Paulo, é importante que o governo e os segmentos envolvidos estejam atentos para as exigências de uma operação desse porte, que é de vital importância para o turismo da Bahia”, frisou Jacinto Chagas.

Fundada em 2010, a Astramab (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia) é formada pelos operadores das travessias Salvador-Mar Grande, Salvador-Morro de São Paulo e escunas de turismo. São associados da entidade as empresas Vera Cruz Transporte Marítimo e CL Transporte Marítimo (travessia Salvador-Mar Grande), Biotur, Ilhabela Transportes e Farol do Morro (Salvador-Morro de São Paulo) e a LR Turismo, que opera o tradicional passeio de escunas pelas ilhas da Baía de Todos os Santos.

Leia Também

Entre 1º e 31 de julho, companhia atenderá ao acréscimo de demanda, sobretudo, para o NE; empresa incluirá, ainda, voos inéditos no Centro-Oeste

Azul terá cerca de mil voos extras durante o mês de julho

A menos de dois meses das férias de julho, a Azul já se prepara para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × cinco =