Capa > Sua Chance > Primeiro MBA do país sobre PPP tem inscrições abertas até o dia 30
Vitório destaca que a Bahia é um dos líderes do país em contratos de PPP (Foto: Carla Ornelas/GOVBA)
Vitório destaca que a Bahia é um dos líderes do país em contratos de PPP (Foto: Carla Ornelas/GOVBA)

Primeiro MBA do país sobre PPP tem inscrições abertas até o dia 30

O MBA de PPPs e Concessões, o primeiro do Brasil especializado em parcerias público-privadas, está com inscrições abertas até 30 de junho. As aulas serão iniciadas em agosto com uma turma de 50 alunos, em sua maioria gestores públicos e privados envolvidos com projetos de PPP e de concessões. O curso resulta de parceria entre a Rede Intergovernamental para o Desenvolvimento das PPPs (RedePPP), a London School of Economics and Political Science (LSE Enterprise) e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP). Liderada pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba), a RedePPP reúne 30 organizações brasileiras, entre estados, municípios, órgãos federais e agências de fomento.

Ao todo serão 420 horas-aula, das quais 380 horas por meio de ensino à distância (EaD) e 40 horas de módulo presencial, com direito a certificado da LSE Enterprise. Todas as informações sobre o MBA “PPPs e Concessões”, como conteúdo programático, inscrições e valor do investimento, podem ser encontradas no site www.fespsp.org.br/mbappp.

O secretário da Fazenda do Estado da Bahia, Manoel Vitório, ressalta que a qualificação técnica dos responsáveis por parcerias público-privadas “é fundamental para o desenvolvimento desta área que amplia as perspectivas de investimentos no país, em um momento de grandes dificuldades para as finanças do setor público”. Vitório destaca que a Bahia é um dos líderes do país em contratos de PPP.

Carência –
De acordo com o coordenador da RedePPP e chefe da Secretaria Executiva de Projetos de PPP da Sefaz-Ba, Rogério Princhak, há uma carência de formação técnica no setor, nas esferas pública e privada. “A realização do curso cumpre a função da RedePPP de apoiar e fomentar a capacitação técnica visando à promoção dos projetos de PPP no Brasil”. Princhak ressaltou ainda que o curso é um marco para o setor. “É um desejo antigo que está se viabilizando, já que hoje só existem no país cursos de curta duração”, enfatizou.

O coordenador do MBA e diretor de programas da LSE Interprise, Carlos Alexandre Nascimento, explicou que o objetivo é formar especialistas em PPPs e em concessões, suprindo a demanda de formação técnica neste mercado. “As aulas serão ministradas pelos melhores especialistas deste segmento”, afirmou.

A primeira turma do curso participará dos seguintes módulos: Conceitos básicos; Planejamento de projetos de infraestrutura; Estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental – EVTEA; Regulação econômica; Execução e acompanhamento de contratos; Tópicos avançados em modelagem jurídica em PPPs e concessões; Tópicos avançados em modelagem econômico-financeira em PPPs e concessões; Atelier de projetos / metodologia de elaboração de projetos; e Módulo Internacional na London School of Economics.

Leia Também

O IPVA pode ser pago nas agências ou caixas eletrônicos do Banco do Brasil, do Bradesco ou do Bancoob (Foto: Camila Souza/GOVBA)

IPVA de veículos com placas de finais 9 e 0 ainda tem desconto

Os proprietários de veículos com placas de finais 9 e 0 ainda fazem jus ao …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 4 =