Capa > Economia Baiana > Festival Internacional do Chocolate e Cacau reúne 50 expositores
Evento reunirá mais de 30 marcas de chocolates premium do Sul da Bahia (Foto: Ana Lee/Divulgação)
Evento reunirá mais de 30 marcas de chocolates premium do Sul da Bahia (Foto: Ana Lee/Divulgação)

Festival Internacional do Chocolate e Cacau reúne 50 expositores

A oitava edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia será realizada entre os dias 21 e 24 de julho, em Ilhéus, e apresenta atrativos para produtores e consumidores de chocolate de diversas partes do mundo. Aberto ao público, o evento reunirá mais de 50 expositores, sendo mais de 30 marcas de chocolates premium do Sul da Bahia, como Amma, Mendoá, ChOr – Chocolate de Origem, Amado Cacau, Fazenda Sagarana, Maltez, Costa Negro, entre outras. A programação inclui workshops gratuitos de receitas à base de chocolate com renomados chefs do país. Um deles será Lucas Corazza, aclamado confeiteiro e jurado do reality show Que Seja Doce, do canal GNT.

Capacitação – Oficinas Tecnológicas sobre produção de chocolate a partir da amêndoa do cacau serão promovidas, também gratuitamente, pelo Instituto Federal, através do sistema Rede e-Tec. As atividades são destinadas à capacitação de representantes de associações, cooperativas, estudantes, produtores e profissionais da área. Um dos grandes atrativos desta oitava edição do evento será o curso intensivo de avaliação de cacau e chocolate fino, ministrado pela antropóloga norte-americana doutora Carla Martin, professora da Universidade de Harvard, e pelo chocolatier Colin Gasko.

Carla é também fundadora e diretora do Fine Cacao and Chocolate Institute, uma organização sem fins lucrativos dedicada a identificar, desenvolver e promover o cacau fino e o chocolate. Colin é proprietário da fábrica de chocolate artesanal Rogue Chocolatier, no estado de Massachusetts, e seu produto já recebeu diversos prêmios nos Estados Unidos, como o Good Food Awards. As inscrições serão feitas até o dia 21 de julho, através do email caioalves@chocolat.com.br. O valor do investimento é R$ 2.750 e as vagas são limitadas.

Concursos – Uma das maiores autoridades do mundo em degustação de chocolates, autora do livro The Chocolate Connoisseur, a consultora francesa Chloé Doutre-Roussel vem ao Brasil especialmente para proferir palestras durante o Festival e também promover o primeiro concurso de chocolate de origem da Bahia. De todos os chocolates inscritos, dez serão selecionados como finalistas. O resultado da primeira eliminatória será divulgado no dia 21 de julho. A final, realizada no dia 24 de julho, irá selecionar os três melhores chocolates.

Todas as marcas que chegarem à final receberão premiação com certificado e as notas de degustação do júri relacionadas aos seus chocolates. Cada marca pode inscrever no máximo um total de três produtos. O custo da inscrição é de R$ 150 por produto. Mais informações no site do evento www.festivaldochocolate.com.

Outro concurso realizado durante o evento será o Cacau de Excelência. Promovido pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e voltado para produtores, esse concurso fomenta as origens de cacau de alta qualidade. As amostras de cacau inscritas passarão por análises químicas e avaliação de qualidade feita por meio de análises físicas, sensoriais e prova de corte. As amêndoas selecionadas como excelentes ficarão em exposição no estande da Ceplac, juntamente com ficha técnica, contendo informações de origens geográficas e genéticas. O objetivo da exposição é alcançar a profissionalização dos produtores na pós-colheita do cacau e a sustentabilidade da cadeia produtiva do cacau, com reconhecimento, preservação, valorização da diversidade e a promoção nacional e internacional do cacau brasileiro de alta.

O 8° Festival Internacional do Chocolate e Cacau agrega ainda espaço de recreação e minicursos de confeitaria para crianças, exposição de bolos confeitados e esculturas de chocolate, visitas a fazendas de cacau e fábricas de chocolate, rodadas de negócios, palestras e debates com especialistas sobre o tema, além de grandes atrações culturais nacionais. Um show de Djavan marca a abertura do evento, na noite do dia 21 de julho. Informações sobre venda de ingressos no site do Festival.

Share

Leia Também

As bolsas de estudos são para ingresso no 1º ano do ensino médio em 2018  (Foto: João Alvarez/Coperphoto/Sistema  Fieb)

Sesi Bahia inscreve para 410 bolsas gratuitas de ensino médio

A O Serviço Social da Indústria (Sesi Bahia) está com inscrições abertas para 410 bolsas de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × três =

Share