Capa > Economia Brasileira > Emprego na indústria cai pelo 15º mês consecutivo, diz CNI
As horas trabalhadas na indústria ficaram praticamente estáveis em abril, com alta de apenas 0,3%
As horas trabalhadas na indústria ficaram praticamente estáveis em abril, com alta de apenas 0,3%

Emprego na indústria cai pelo 15º mês consecutivo, diz CNI

O emprego na indústria caiu 0,5% em abril frente a março, na série livre de influências sazonais. Foi o 15º mês consecutivo de queda no indicador, que reflete o ciclo recessivo do setor. Em abril, a indústria teve a maior ociosidade em 14 anos e operou, em média, com 76,9% da capacidade instalada, uma queda de 0,3 ponto percentual em relação a março. As informações são da pesquisa Indicadores Industriais divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira, 2 de junho.

As horas trabalhadas na indústria ficaram praticamente estáveis em abril, com alta de apenas 0,3% frente a março, excluídos os efeitos sazonais. No entanto, o indicador está 8,6% menor que o medido em abril de 2015. O faturamento do setor retraiu 0,6% em abril ante março, de acordo com dados dessazonalizados.

Apesar do fraco desempenho do setor, a massa salarial e o rendimento médio dos trabalhadores cresceram no período. A massa salarial, que aumentou 0,4% em abril ante março na série livre de influências sazonais, teve a primeira alta após nove meses consecutivos de queda. Já o rendimento médio aumentou 1,1% na mesma comparação.

FORTE RECESSÃO – Na comparação com abril do ano passado, os indicadores estão ainda mais negativos. O emprego está 8,7% menor, o faturamento está 9,9% inferior e a utilização da capacidade instalada ficou 2,8 pontos abaixo de abril de 2015.

Share

Leia Também

A produção de veículos cresce há três meses consecutivos na Bahia e já acumula expansão de 19,2% neste ano (Foto: Ford/Divulgação)

Setor de veículos puxa expansão da indústria baiana

A  produção da indústria baiana, descontados os efeitos sazonais, teve queda de 1,1% em setembro frente a agosto, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 18 =

Share