Capa > Economia Brasileira > ANP: produção de gás natural nos campos nacionais cresce 6%
Os dados da ANP indicam ainda que as exportações de petróleo no ano passado totalizaram 798,2 mil barris por dia  (Foto: AG. Petrobras)
Os dados da ANP indicam ainda que as exportações de petróleo no ano passado totalizaram 798,2 mil barris por dia (Foto: AG. Petrobras)

ANP: produção de gás natural nos campos nacionais cresce 6%

A produção de gás natural nos campos nacionais totalizou no mês de abril 95,8 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), um aumento de 6% na comparação com o mês anterior e de 1,5% em relação a abril do ano passado.

Os dados foram divulgados hoje (2) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e indicam ainda que a produção total de petróleo e gás natural no país em abril chegou a 2,893 milhões de barris de óleo equivalente por dia.

Isoladamente, a produção de petróleo foi de aproximadamente 2,290 milhões de barris por dia, o que representa aumento de 1,1% na comparação com o mês imediatamente anterior, mas queda de 4,3% comparativamente a abril do ano passado.

As informações da ANP indicam que os campos marítimos produziram 93,3% de todo o petróleo extraído nos campos nacionais e 76% do gás natural. Um total de 8.925 poços responderam pela produção, dos quais 761 marítimos e 8.164 terrestres.

Pré-sal – Os campos localizados no pré-sal da Bacia de Santos, hoje com 56 poços produtores, totalizaram a extração de 994,9 mil barris de óleo equivalente por dia, uma queda de 9,9% em relação ao mês anterior. O total inclui 801,3 mil barris de petróleo por dia e 30,8 milhões de metros cúbicos diários de gás natural.

Segundo a ANP, a queda da produção nos campos do pré-sal foram motivadas pelas paradas programadas das plataformas FPSO Cidade de Paraty e FPSO Cidade de Angra dos Reis, ambas localizadas no campo de Lula.

Queima de gás – Do total da produção de gás registrada nos campos nacionais em abril (95,8 milhões de metros cúbicos por dia) 95,8% foram aproveitados. A queima de gás natural em abril foi de apenas 4 milhões de metros cúbicos por dia, uma redução de 13,8% se comparada ao mês anterior e um aumento de 9,2% em relação ao mesmo mês em 2015.

Leia Também

Produção de petróleo atingiu em julho 2,62 milhões de barris diários, uma redução de 1,9% em relação a junho; A de gás natural foi recorde: 115 milhões de metros cúbicos por dia   (Foto: Agência Brasil)

Produção de gás natural no país bate recorde em julho, diz ANP

A produção nacional de gás natural atingiu, em julho, o volume recorde de 115 milhões …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 8 =