Capa > Economia Brasileira > Turismo lança versões em inglês e espanhol de aplicativo
O aplicativo do Ministério do Turismo está disponível para download nas plataformas iOS, Apple ou Windows Phone (Foto: Max Gonçalves/Divulgação)
O aplicativo do Ministério do Turismo está disponível para download nas plataformas iOS, Apple ou Windows Phone (Foto: Max Gonçalves/Divulgação)

Turismo lança versões em inglês e espanhol de aplicativo

A 100 dias do início dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, o Ministério do Turismo anunciou ontem o lançamento das versões em inglês e espanhol do aplicativo Guia Turismo Acessível. A ferramenta facilita o acesso às informações de estabelecimentos turísticos conforme o nível de acessibilidade e está disponível para download nas plataformas iOS, Apple ou Windows Phone. O conteúdo colaborativo permite a avaliação da acessibilidade de pontos turísticos, hotéis, restaurantes e atrações diversas.

Para o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, a iniciativa contribuirá para auxiliar atletas paraolímpicos e turistas com algum tipo de deficiência interessados em descobrir o Brasil. “Ações como essa são fundamentais para que todas as pessoas possam desfrutar do turismo, sem distinção. Para isso, o Ministério do Turismo vem desenvolvendo um conjunto de iniciativas voltadas para o turismo acessível como o aplicativo e o site de mesmo nome”, afirmou.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cerca de 45 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência, o que corresponde à 23,9% da população do país. Ainda segundo o ministro, a qualificação e capacitação dos prestadores de serviço do setor resultam em fatores preponderantes para que o turista retorne ao Brasil. Na Copa do Mundo, por exemplo, os serviços foram avaliados positivamente por mais de 90% dos estrangeiros.

O Ministério do Turismo também defende que a qualidade do atendimento é fundamental para acolher o turista e, por isso, apoia profissionais que buscam se qualificar no mercado. Hoje, o Cadastur, conta com mais de 50 guias de turismo aptos para se comunicar por meio de libras – o que garante que turistas com deficiência auditiva possam, por exemplo, descobrir as curiosidades de um atrativo durante um passeio.

Leia Também

Em junho, as atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia cresceram tanto em relação a maio (2,3%) quanto frente a junho do ano passado (3,8%) (Foto: Adenilson Nunes/Secom)

Setor de serviços na Bahia tem queda de 7,1%, diz IBGE

O volume do setor de serviços na Bahia cresceu 2% em junho frente a maio, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − dezoito =