Capa > Economia Baiana > Projeto “Madre Total” vence prêmio nacional de gestão do Sebrae
Foram premiados 12 prefeitos que executaram os melhores projetos de incentivo aos pequenos negócios
Foram premiados 12 prefeitos que executaram os melhores projetos de incentivo aos pequenos negócios

Projeto “Madre Total” vence prêmio nacional de gestão do Sebrae

O prefeito Jeferson Andrade, do município de Madre de Deus, na Bahia, foi premiado na noite de terça-feira,  em Brasília. O gestor venceu a 9ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na categoria Inovação e Sustentabilidade, pelo projeto Madre Total, que busca a construção de uma plataforma de Gestão Compartilhada, nos pilares da ciência, tecnologia e inovação.

Jeferson Andrade, de Madre de Deus, venceu na categoria Inovação e Sustentabilidade
Jeferson Andrade, de Madre de Deus, venceu na categoria Inovação e Sustentabilidade (Fotos: Divulgação)

No total, foram premiados 12 prefeitos que executaram em seus municípios os melhores projetos de incentivo aos pequenos negócios nos anos de 2015 e 2016. O objetivo da premiação é incluir o empreendedorismo definitivamente na agenda da gestão municipal, a exemplo da saúde, educação, segurança e infraestrutura.

Entre as principais iniciativas do projeto baiano vencedor estão: 1) Instalação de uma Infovia Municipal, disponibilizando, inclusive, internet gratuita à população; 2) Construção da Unidade de Gestão Integrada; 3) projeto associativo “Madre Mais Segura”, implantando um sistema de videomonitoramento em toda cidade e investimentos em novos equipamentos e infraestrutura de segurança; 4) projeto associativo “Acelera Madre”, executando atividades de qualificação das vocações econômicas da cidade para, posteriormente, consolidar investimentos em melhorias estruturais de aparelhos urbanos; 5) projeto associativo “Madre Card”, aplicando na cidade o conceito de economia solidária e criativa com o desenvolvimento da moeda social eletrônica de Madre de Deus; e 6) projeto associativo “Madre Cidade Criativa”, investimento em projetos culturais e esportivos.

Antes mesmo de vencer o Prêmio, o projeto já tinha alcançado resultados como a diminuição o índice de homicídio, a integração de todos os estabelecimentos municipais, o sistema de telefonia passou a ser por ramais, economizando R$ 120 mil por ano, a qualificação dos empresários locais e a captação de uma empresa de grande porte, no ramo da indústria de telesserviços, o que abriu uma nova vocação econômica na cidade e gerou 1,6 mil empregos diretos, além de promover um aumento na circulação de moedas no comércio local, de aproximadamente R$ 20 milhões.

O prêmio – A edição deste ano do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor superou as expectativas e a meta de inscrições, que era de 1,5 mil projetos – as unidades do Sebrae nos estados receberam mais de 1,8 mil inscrições. Desse total, saíram 148 vencedores estaduais para disputar a premiação nacional.

O objetivo da premiação é incluir o empreendedorismo definitivamente na agenda da gestão municipal, a exemplo da saúde, educação, segurança e infraestrutura. “A parceria com as prefeituras é fundamental para que o Sebrae tenha sucesso nessa missão. É um estímulo para as prefeituras usarem o empreendedorismo como ferramenta de desenvolvimento local e do país”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Leia Também

Guilherme Afif Domingos: "Eu digo e repito: os pequenos negócios são a locomotiva que puxam o país" (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Pequenos negócios fecham julho com 43,7 mil novos empregos

As micro e pequenas empresas fecharam o quarto mês consecutivo sustentando a geração de emprego …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + 4 =