Capa > Economia Baiana > BNB lança linha de crédito para minigeração de energia renovável
FNE Sol é destinado a empreendimentos de todos os portes, urbanos e rurais
FNE Sol é destinado a empreendimentos de todos os portes, urbanos e rurais

BNB lança linha de crédito para minigeração de energia renovável

O Banco do Nordeste lança, nesta segunda-feira,  linha de financiamento à micro e à minigeração distribuída de energia elétrica, o FNE Sol. O evento, às 15h, reunirá na sede da instituição, em Fortaleza (CE), especialistas do setor e empresários. Ele será transmitido ao vivo, através de videoconferência, nos auditórios das Superintendências Estaduais do Banco, incluindo Salvador.

O FNE Sol será apresentado pelo presidente do Banco do Nordeste, Marcos Holanda. O evento contará com exposições de representantes da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), que abordarão os conceitos básicos de micro e minigeração distribuída e organização do setor na região, e do Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia), que falarão sobre a situação atual e perspectivas do mercado no estado.

A nova linha utiliza recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste e tem prazo de pagamento de até 12 anos, com até um ano de carência. O investimento pode ser financiado em até 100% e há bônus de adimplência de 15%.

O crédito é destinado a empresas de todos os portes e setores, produtores e empresas rurais, cooperativas, associações e pessoas físicas. Podem ser financiados sistemas completos envolvendo geradores de energia, inversores, materiais auxiliares e instalação. O valor economizado na conta de energia pode ser utilizado para pagar as parcelas do financiamento.

O que é – A microgeração distribuída de energia elétrica compreende as centrais geradoras que utilizem cogeração qualificada ou fontes renováveis (hidráulica, solar, eólica, biomassa etc.), conectadas na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras, e cuja potência instalada seja menor ou igual a 75 kW.

Já a minigeração distribuída engloba os mesmos tipos de centrais geradoras com potência instalada superior a 75 kW e menor ou igual a 5 MW (com exceção da fonte hidráulica, cuja potencia deve ser menor ou igual a 3 MW).

 

Leia Também

Bahia e Piauí destacam-se como os grandes produtores da região (Fotos: José Luiz Oliveira /Codevasf)

Exportações nordestinas de mel alcançam 5,3 mil toneladas

Após dois anos consecutivos de queda, ocasionados por forte estiagem que atinge a região, o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 1 =