Capa > Tecnologia > Esta pensando em vender seu smartphone? Leia este texto antes
Não utilizar um programa antivírus é também um grande descuido, permitindo que malwares se instalem por meio de aplicativos falsos
Não utilizar um programa antivírus é também um grande descuido, permitindo que malwares se instalem por meio de aplicativos falsos

Esta pensando em vender seu smartphone? Leia este texto antes

Vender seu smartphone usado é um modo bem conveniente de se livrar de um aparelho velho e ao mesmo tempo ganhar algum dinheiro. No entanto, é fundamental que você apague direito todos os seus dados do dispositivo antes de vendê-lo, para evitar o risco de furto de identidade ou até de chantagem, diz Gagan Singh, o vice-presidente de Mobile da Avast.

“Apagar os arquivos não basta. Quando você apaga um arquivo do seu telefone, apenas a ‘referência’ a ele é apagada, porque na verdade o arquivo ainda pode ser recuperado por meio de software. Às vezes nem o ‘factory reset’ funciona direito no Android – especialmente nas versões 4.3 e outras mais antigas’, diz ele.

Singh lembra que há várias providências que podem ser tomadas para tornar esses dados irrecuperáveis
Gagan Singh lembra que há várias providências que podem ser tomadas para tornar os dados do celular  irrecuperáveis

Singh lembra que há várias providências que podem ser tomadas para tornar esses dados irrecuperáveis: “Em primeiro lugar, você pode criptografar os dados no aparelho por meio dos ajustes de segurança do próprio dispositivo. Porém, esse processo inclui vários passos e pode ser complicado. Portanto, uma solução mais simples é sobrescrever os dados no seu telefone, para ter certeza de que os arquivos importantes foram eliminados para sempre”.

Outra providência importante a ser tomada antes de vender ou doar seu smartphone é remover o cartão de memória externa

Descuido – A Avast comprovou em fevereiro deste ano o descuido dos usuários ao comprar 20 smartphones usados em Nova York, Paris, Barcelona e Berlim: com software de recuperação de dados disponível gratuitamente na web foi possível recuperar mais de 2.000 itens, tais como fotos pessoais, e-mails, mensagens de texto, cobranças e um vídeo de conteúdo adulto que o dono anterior julgava ter apagado. Em dois dos telefones os antigos donos tinham esquecido de fazer logoff de suas contas do Google, correndo o risco de os novos donos poderem ler os seus e-mails e muito mais.

Não utilizar um programa antivírus é também um grande descuido, permitindo que malwares se instalem por meio de aplicativos falsos. Alguns desses malwares conseguem grande controle sobre o dispositivo, incluindo o monitoramento da câmera, do alto-falante e do microfone, além de acesso aos arquivos do usuário.

Outra providência importante a ser tomada antes de vender ou doar seu smartphone é remover o cartão de memória externa, assinala Gagan Singh.

“Eu recomendo a qualquer pessoa que use Android a instalação do Avast Anti-Theft. O Anti-Theft inclui recursos que vão ajudar você a localizar seu telefone em caso de perda, e inclui um poderoso recurso de limpeza. O Avast Anti-Theft pode ajudá-lo a sobrescrever arquivos com facilidade e fazer factory reset antes que você o venda ou doe. Mais importante ainda, se você perder o telefone mas tiver o Avast Anti-Theft instalado e conectado na sua conta Avast, você consegue remotamente limpar totalmente o aparelho por meio do recurso ‘Thorough Wipe’. Desse modo, se alguém encontrar ou furtar o seu telefone, não ficará com seus dados pessoais.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 16 =