Capa > Economia Brasileira > Saint-Gobain inaugura Centro de Pesquisa & Desenvolvimento
O centro inicia suas atividades com 15 profissionais que trabalham em dois  grupos de pesquisa
O centro inicia suas atividades com 15 profissionais que trabalham em dois grupos de pesquisa

Saint-Gobain inaugura Centro de Pesquisa & Desenvolvimento

A Saint-Gobain, líder mundial no mercado do habitat sustentável, inaugurou o seu centro transversal de pesquisa & desenvolvimento no Brasil, o primeiro no Hemisfério Sul. Com investimento de R$ 55 milhões, a unidade, localizada na cidade de Capivari/SP, tem como foco acelerar a inovação de seus negócios no Brasil e na América Latina, principalmente, com materiais de construção de alta performance e aplicações industriais adaptados às especificidades e necessidades dos mercados locais. As pesquisas abrangem o desenvolvimento e o codesenvolvimento dessas soluções, além do aperfeiçoamento das linhas de produtos existentes. Elas serão realizadas em colaboração com todas as atividades do Grupo na América do Sul e com outros polos científicos da companhia no mundo.

“Este investimento é mais um passo da nossa estratégia de crescimento na região. Ele demostra o comprometimento do Grupo com o mercado brasileiro para oferecer produtos de alta performance à indústria e as melhores soluções de construção para todos os tipos de edifícios, inovando permanentemente, a fim de que sejam confortáveis, econômicas e sustentáveis”, diz CEO mundial do Grupo Saint-Gobain, Pierre-André de Chalendar.

Segundo Thierry Fournier, o presidente da Saint-Gobain para o Brasil, Argentina e Chile, a nova unidade, com localização estratégica no estado de São Paulo, estimulará a inovação aberta e o codesenvolvimento de novas tecnologias com clientes, start-ups e universidades, aumentando a rapidez na entrega dessas soluções ao mercado. “O Centro foi concebido para ser um espaço de interações contínuas com os nossos clientes e parceiros. A colaboração será reforçada ainda mais com o espaço sensorial, que será criado em breve no local, onde os profissionais da construção civil poderão experimentar as sensações dos produtos Saint-Gobain em termos de conforto acústico, térmico, visual e qualidade do ar interior”, afirma o executivo.

Atividades – O centro inicia suas atividades com 15 profissionais que trabalham em dois grandes grupos de pesquisa. O primeiro é focado em ciência dos materiais, com um laboratório analítico capaz de identificar a composição química do material, sua estrutura, propriedades físicas etc. Já o segundo tem como objetivo a física das edificações, com a proposta de sistemas construtivos que contemplam estudos em eficiência energética, impacto ambiental e conforto dos usuários, e que integram aspectos específicos como disponibilidade de matérias-primas, especificidades dos aplicadores e instaladores, atendimento a normas técnicas e necessidades dos consumidores e do mercado.

No laboratório de sistemas construtivos, serão efetuados testes de comportamento ao choque térmico, determinação de resistência mecânica e a fogo, ou impermeabilidade, atendendo às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Esse centro transversal de P&D é o oitavo do grupo no mundo e conta com os mais modernos equipamentos analíticos, raramente disponíveis em organizações privadas brasileiras. Sua infraestrutura ocupa uma área construída de 3 mil m², localizada em um terreno de 40 mil m². Devido ao seu projeto modular, ela pode ser expandida futuramente.

Os outros sete centros transversais de P&D da Saint-Gobain estão localizados na França, Alemanha, Estados Unidos, China e Índia. O grupo possui ainda uma centena de unidades de pesquisa e desenvolvimento de produtos no mundo, dedicadas a negócios específicos. No Brasil, já existem diversos centros científicos ligados às suas atividades, como Weber, Isover, Brasilit e Saint-Gobain Abrasivos. Com a instalação do novo centro, a ideia é unir e complementar os trabalhos individualizados, sobretudo no que se refere às propostas de sistemas construtivos que agregam a utilização de produtos de diversas marcas da empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 5 =