Capa > Negócios no Campo > Festival do Chocolate e Cacau de Ipiaú começa nesta sexta-feira
Visitas a fazendas de cacau integram a programação de festival do chocolate (Foto: Divulgação)
Visitas a fazendas de cacau integram a programação de festival do chocolate (Foto: Divulgação)

Festival do Chocolate e Cacau de Ipiaú começa nesta sexta-feira

Começa na próxima sexta-feira e segue até domingo, dia 24, a primeira edição do Festival do Chocolate e Cacau e 3º Agrocacau de Ipiaú, no sul do estado. O evento reunirá 18 expositores de chocolates finos e produtores de cacau, além de apresentar tecnologia de produção, estimulando o turismo e a gastronomia na cidade.

A programação do Festival inclui palestras e debates com especialistas sobre o tema, como Raimundo Mororó, da Mendoá e Durval Libânio, do Instituto Cabruca; espaço de recreação e minicursos de confeitaria para crianças; workshops de receitas à base de chocolate; visitas a fazendas produtoras de cacau e concurso para eleger a melhor amêndoa da região.

Um dos pontos altos do evento são as oficinas tecnológicas sobre produção de chocolate a partir da amêndoa do cacau promovidas pelo Instituto Federal através do sistema Rede e-Tec. Esses cursos são destinados à capacitação de representantes de associações, cooperativas, estudantes, produtores e profissionais da área. Na agenda cultural, estão grandes atrações regionais.

Entre os expositores estão ChOr – Chocolate de Origem, Amma, Mendoá, Fazenda Sagarana, Costanegro Chocolates, Amado Cacau, Jequitibá e Premium, além de produtos oriundos da agricultura familiar como geleias, doces e bolos. Na área da economia criativa, os expositores exibem artesanato, itens de decoração e vestuário.

Realizado pela Associação dos Produtores de Cacau e Chocolate do Médio Rio de Contas (Aproc), Território Identidade Médio Rio das Contas, MVU Promoções e Eventos, em parceria com Prefeitura de Ipiaú, Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Desenvolvimento Rural, e Ministério do Desenvolvimento Agrário, o evento conta também com o apoio de CAR, Faeb, Senar, Sebrae, entre outros. O 1º Festival do Chocolate e Cacau e 3º Agrocacau de Ipiaú acontecerá na Praça Ruy Barbosa. A entrada é gratuita

Leia Também

Cerca de 60 mil pessoas visitaram o Centro de Convenções (Foto: Divulgação/GOVBA)

Chocolat Bahia gera R$ 10 milhões em negócios em Ilhéus

Iniciado há nove anos com 13 expositores e apenas uma marca de chocolate regional, o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × quatro =